A medida preventiva tomada pelas empresas no momento que identificam algum defeito ou risco para a saúde e até mesmo a segurança dos consumidores em seus produtos, é conhecida como Recall de Produtos.
Casos de solicitação do Recall são comuns, afinal, nenhuma empresa quer prejudicar seu cliente, manchando consequentemente o nome da empresa e afetando a comercialização dos produtos em um mercado tão competitivo.
Para ajudar você a entender melhor o Recall de produtos e ainda quais são os seus direitos, elaboramos este conteúdo, onde será possível saber o que é, como ele acontece e muito mais. Continue a leitura!
Quando existe um Recall, o consumidor deve seguir todas as recomendações passadas pelo fornecedor, todas expostas de forma clara e objetiva a fim de encontrarem uma solução ou reparo do produto.
São três os tipos de Recall de produtos:
1º – Por riscos ou agravantes para a saúde – aplicado por intermédio da ANVISA;
2º – Por produtos que sejam nocivos ou perigosos – determinado pela Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON;
3° – Por meio do cumprimento da obrigação legal, que nada mais é do que o dever dos responsáveis em comunicar à SENACON e aos demais órgãos públicos.
De maneira geral, ocorre do seguinte modo:
Essa medida de segurança visa beneficiar os consumidores diante dos seus direitos.
Empresas que ignoram o Recall estão colocando em risco a saúde e a integridade de cada consumidor. Portanto, é mais do que essencial que atuem rapidamente, sempre de maneira transparente e com disposição para solucionar os problemas relacionados com os produtos.
O Recall de produtos, nada mais é do que um procedimento utilizado por fabricantes e distribuidores para retirar de circulação aqueles produtos que foram considerados inseguros, seja para uso ou para consumo.
Muitos motivos rodeiam esse processo, como defeitos de fabricação, contaminação, riscos para a saúde ou a segurança dos consumidores, por exemplo.
A partir do momento que uma marca percebe que seus produtos não estão 100% aptos a permanecerem em circulação, ela pode emitir o Recall, momento em que a empresa informa aos consumidores sobre o imprevisto, tomando as medidas necessárias para solucionar todos os problemas.
A realização do Recall é sem dúvidas uma medida superimportante, a qual visa proteger os consumidores e ainda manter a integridade e a confiança das empresas, que são obrigadas a notificarem às autoridades reguladoras e aos consumidores, diante de qualquer defeito que possa prejudicar a saúde ou a segurança de quem adquiriu os produtos em questão.
A partir do momento que o consumidor encontra problemas com um produto em Recall, ele adquire os seguintes direitos:
Diante de situações que envolvam produtos alimentícios, qualquer elemento externo nocivo à saúde alimentar (fungos, insetos, barata, larvas, cabelo, plástico, etc.) que seja encontrado, deve ser denunciado ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, Ministério Público e aos órgãos responsáveis pela fiscalização do Recall.
O primeiro passo é sempre estar atento às informações divulgadas pela empresa referente ao Recall, analisando se o que você possui realmente está afetado.
Atente-se que os consumidores têm total direito em optar pela devolução do valor pago ou a substituição do produto que apresenta problemas por um em boas condições e seguro.
Contudo, o processo de Recall deve ocorrer de maneira gratuita e sem prazos exorbitantes, garantindo assiduamente a comodidade do consumidor.
Para casos que envolvam danos ou prejuízos acarretados pelo produto com defeito, o consumidor tem como direito a indenização.
Compreenda que a sua segurança é prioridade, e, por esse motivo, conhecer os seus direitos e atuar prontamente em casos de Recall pode ser essencial para a proteção da sua saúde e bem-estar.
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